O Grupo Hermes Pardini informa que em função da falta de vacinas contra febre amarela no mercado privado,
não dispõe de doses em seu estoque, neste momento, e não poderá promover a vacinação de todos os clientes. Nesse sentido, diante do atual contexto epidemiológico, orientamos que todos verifiquem os seus cartões de vacina e, caso não apresentem uma dose registrada, procurem o posto de saúde mais próximo de sua residência, caso haja indicação de receber a vacina.
Reforçamos que a equipe técnica do Grupo Hermes Pardini segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações, a qual encontra-se de acordo com o Ministério da Saúde,
e recomenda a necessidade de apenas 1 (uma) dose para que o paciente seja considerado imunizado.
Sobre a Vacina de Febre Amarela
No Brasil, existem 2 (dois) tipos de vacinas contra a febre amarela, compostas de vírus vacinal amarílico vivo atenuado (enfraquecido), cultivado em ovo de galinha. Entretanto apenas a produzida pela Biomanguinhos-Fiocruz está disponível no mercado e com exclusividade para atender a rede pública. A vacina utilizada pela rede privada e que está indisponível no mercado, é produzida pela Sanofi Pasteur. O Grupo Hermes Pardini esclarece que suas unidades não realizam o fracionamento de doses, uma vez que se trata de uma ação integrada a estratégia de saúde pública para ampliação de cobertura vacinal. Definida pelo Ministério da Saúde, as doses fracionadas serão adotada em 76 municípios de apenas três estados: São Paulo, a partir de 25/01/2018, Bahia e Rio de Janeiro, a partir de 19/02/2018.
Destacamos que em algumas situações o risco da administração da vacina pode ser superior ao seu benefício. Nesse sentido, a mesma não é recomendada para crianças menores de 6 (seis) meses de idade; pessoas com imunodepressão grave por doença ou uso de medicação; pessoas submetidos a transplante de órgão; portadores de câncer; história de reação alérgica grave a ovo ou a substâncias presentes na vacina e história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).
Existem ainda situações de precaução, nas quais, é necessário que o paciente entre em contato com um profissional da saúde para avaliar a possibilidade de vacinação e receber orientações. São elas: gestantes, mães que estão amamentando os filhos menores de 6(seis) meses, pessoas maiores de 60 (sessenta) anos e portadores do vírus HIV.
Vacinação do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde divulgou que irá promover campanhas de vacinação contra a Febre Amarela. As vacinas serão aplicadas gratuitamente em todas as pessoas que não apresentarem 1(uma) dose registrada em seu cartão vacinal. Confira as datas das campanhas:
- Belo Horizonte: dia 20/01/18, de 8 às 17h, 153 postos de saúde estarão disponíveis para a vacinação contra a febre amarela. Clique AQUI e veja os endereços;
- Estado de São Paulo: 54 municípios participarão da campanha, sendo que no município de São Paulo o início será dia 26/01 em postos situados às áreas de maior risco com ampliação posterior. Clique AQUI para mais informações.
- Estado do Rio de Janeiro: No dia 27 de janeiro, a partir das 9h, será feita uma campanha em que todos os 92 municípios do Rio vão participar;
- Goiânia: Não está prevista campanha de vacinação.
Grupo Hermes Pardini